Índice
Evite problemas em sua empresa e escolha o melhor regime tributário!
Saiba o que considerar ao escolher o regime tributário do seu empreendimento
Escolher o regime tributário ideal é importante pois, além de evitar que você tenha problemas junto ao fisco, contribui para que possa ter maior economia tributária.
Todavia esse costuma ser um assunto que traz muita dúvida aos gestores.
Sabendo disso, preparamos um artigo que tem como propósito trazer informações que facilitem com que você possa fazer escolhas sensatas, as quais ajudem seu negócio a crescer e prosperar.
Dito isso, leia o nosso artigo até o final e lembre-se de aplicar essas informações em seu dia a dia.
O que é um regime tributário
A gente pode entender, de forma geral, como regime tributário sendo o conjunto de regras as quais vão orientar uma determinada empresa quanto ao cálculo e recolhimento de seus impostos.
Nesse aspecto, de forma abrangente, os três principais são:
- Simples Nacional: regido pela Lei 123/2006, direcionado para microempresas ou empresas de pequeno porte, ou seja, negócios que faturam até 4,8 milhões e tem como proposta reduzir a carga tributária, além de simplificar os processos desses empreendimentos;
- Lucro Presumido: recebe esse nome pois nele o IRPJ e a CSLL, dois atributos importantes, são calculados sobre o que o Estado ser o possível lucro que a empresa terá em um determinado período, por meio de alíquotas específicas;
- Lucro Real: nesta modalidade tanto o IRPJ e a CSLL devem ser calculados com base no lucro que de fato, a empresa apresentou, tornando fundamental que os relatórios contábeis estejam em dia.
Isso posto, antes da gente partir ao próximo tópico, conheça alguns artigos que vão ajudar na gestão do seu empreendimento:
- Como abrir um CNPJ? Passo a passo para criar CNPJ simples e rápido
- Será que um processo seletivo pode acabar gerando vínculo empregatício?
- Falência pode ajudar você a reestruturar sua empresa. Entenda como funciona
Quais dificuldades que gestores têm quando se trata desse assunto?
Lidar com tributos no Brasil é um tema bastante complexo.
Temos muitas leis, elas mudam a todo instante, várias obrigações e uma alta carga tributária.
Ainda, como você já percebeu, existem regimes tributários diferentes, com regras distintas, tanto para que uma empresa possa participar quanto no que se refere ao cálculo, recolhimento de tributos e atendimento à legislação.
Sendo assim, enfrentar todo esse contexto é um grande desafio para os administradores, ainda mais quando se trata de escolher o regime tributário mais econômico para a empresa.
Como escolher o regime tributário ideal para um empreendimento?
Todavia, a boa notícia é que existem maneiras que podem ajudar você a economizar, quando se trata de tributos.
Mas, antes de tudo, é importante ter em mente que, apesar do Simples Nacional ser um regime econômico, nem sempre será o mais adequado.
É imprescindível que você considere as particularidades do seu negócio nessa escolha.
Nesse sentido, realizar o planejamento tributário ajudará você a entender qual a melhor alternativa para o seu empreendimento.
Clique no link abaixo e conheça quem poderá você nesse assunto:
Preciso de ajuda para abrir empresa no Rio de Janeiro – RJ
Lancei Contabilidade: vamos ajudar você a estar em dia com a legislação com mais facilidade
Como você percebeu, escolher o regime tributário correto e ideal para sua empresa é importante para que você tenha mais economia, além de evitar recolher por um enquadramento não permitido, o que poderá causar sérios problemas, principalmente ao seu caixa, devido ao pagamento de multas.
Ter a ajuda de especialistas contribui para que você faça escolhas acertadas nesse assunto e nós, da Lancei, estamos prontos para ajudar!
Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça as vantagens de contar com o nosso apoio!
Preciso de suporte para realizar escolhas que representem economia para minha empresa